[Apple] A invenção do iPod

Não é novidade para ninguém que o iPod foi um lançamento de muito sucesso. Lançado em 2001, em apenas 4 anos a linha já representava 33% da receita da Apple, fazendo a empresa sair de um prejuízo de U$ 25 milhões para um lucro de U$ 276 milhões.

O que muita gente não sabe é que o iPod surgiu graças a insatisfação dos clientes com outro produto Apple. Aconteceu assim: no final dos anos 90, a nova linha iMac foi lançada nos Estados Unidos. Ao mesmo tempo que obteve calorosa recepção do público, recebeu muita reclamação em especial porque os computadores não traziam gravador de CD nem drive para disquete. Ou seja: não permitiam gravar arquivos de forma alguma e isso foi visto como uma falha grave.

Nessa época, o mundo assistia  ao espantoso crescimento da música digital. Cada vez mais pessoas descobriram a facilidade de fazer downloads, compartilhar arquivos e obter cópias não autorizadas de CDs. Inexplicavelmente, a empresa de Steve Jobs ignorou essa tendência.

Mas os consumidores continuaram fazendo tanto barulho que Jobs se viu obrigado a olhar para o problema. E o líder da Apple se surpreendeu com o que viu: estava ocorrendo uma mudança radical na forma como as pessoas consumiam música. O computador havia se transformado num tocador de MP3.  E a possibilidade de enviar os arquivos pela internet fazia de cada usuário uma distribuidora. Continuando o raciocínio, Jobs imaginou: depois de editar e compartilhar suas músicas preferidas, o que as pessoas vão querer? Se locomover por aí ouvindo música digital, claro.

Imediatamente, o executivo se recordou da revolução que o walkman tinha representado em sua juventude, nos longínquos anos 70. E decidiu: A Apple vai criar o walkman do século XXI

É verdade que o iPod não foi o primeiro tocador portátil de MP3. Outras empresas já haviam desenvolvido o aparelho, mas nenhum tinha emplacado. Jobs convocou a equipe e lançou o desafio: criar um aparelho com o estilo e a facilidade Apple, num curtíssimo espaço de tempo.

Assim, em Outubro de  2001, pouco mais de um mês depois dos ataques terroristas ao World Trade Center, ocorreu outro fato histórico: o lançamento do fenômeno que já vendeu mais de 170 milhões de unidades no mundo e conquistou 70% do mercado mundial de tocadores de MP3.

O iPod modificou totalmente a maneira de ouvir música digital. E fez a Apple passar de um fabricante de computadores a gigante no setor de eletrônicos. É por isso que a palavra “computer” foi retirada da marca da empresa.