7 Tipos de vendas

Você sabia que pode vender muito mais do que imagina?

Neste post eu vou te contar 7 tipos de vendas que podemos realizar todos os dias para os nossos clientes internos.

Muitas vezes focamos apenas em um tipo e formato de vendas, mas você sabia que existem muitas formas e maneiras de se vender?

Hoje eu vou te mostrar 7 tipos de vendas que você ou sua empresa pode oferecer:

RE-SELL :

Levar o cliente à renovação da compra. É a venda recorrente… todo mês, semestre ou ano.

Ex: Assinaturas de revistas ou jornais ou anuidade e mensalidades na academia

UP-SELL:

Incrementar a receita por meio de ações que levem o cliente a comprar categorias de produtos superiores que te oferecem uma margem maior.

Ex: vender um cartão de crédito internacional para quem já tem um nacional 

KEEP-SELL:

Desenvolver ações de retenção, quando a base indicar propensão a deixar a empresa também conhecido como ações de anti-atriction. Porque muitas vezes, em um determinado jogo ,  o goleiro que pega um pênalti tem a mesma importância do atacante que faz um gol. Olhar para dentro e trabalhar para não perder clientes também é uma forma de manter vendas.

Ex: operadoras de telefonia e tv a cabo

CROSS-SELL:

Vender produtos ainda não comprados pelos clientes pode complementar a experiência e os desejos.

Ex: Quem faz muito bem isso são os lanches com combo. Não compre apenas o hambúrguer, compre também fritas e refrigerante que eu te dou um desconto.

NEW-SELL:

Usar o banco de dados atual para novos negócios numa mesma unidade de decisão 

Ex: O banco oferecer o serviço de cartão pré-pago para um cliente que tem filhos adolescentes.

FRIEND-SELL:

transformar clientes em evangelistas ou advogados da marca, solicitando indicações ou outros mecanismos para fazer o assinante indicar algum amigo

Ex: Campanhas Member Get Member 

ADD-SELL:

expandir linhas próprias ou de terceiros por meio dos clientes atuais

Ex: Oferecer os serviços de manutenção técnica de um parceiro para os seus clientes que comparam um celular na sua loja.

Exemplo de 7 vendas: Infoproduto 

RE-SELL: oferecer um conteúdo exclusivo e constante para o seu cliente. Isso pode ser entregue em forma de lives , hangouts ou até mesmo grupos no whatsapp.

UP-SELL: agora que você acabou de pagar o meu curso básico  que tal se aprofundar ainda mais no assunto comprando o meu curso avançado.

KEEP-SELL:  olhar no sistema que controla a sala de aulas e observar qual foi o cliente que nunca sequer entrou no curso e onde o prazo para assistir o curso está quase acabando … fazer contato dizendo que você está estendendo o prazo para que ele consiga assistir ao curso comprado

CROSS-SELL:  você que participou da minha turma online eu gostaria de te oferecer meu curso presencial, tenho certeza de que tal experiência irá potencializar o que você aprendeu

NEW-SELL: Me diga uma coisa, você acha que o seu sócio ou o seu gerente poderiam se interessar por algum dos nossos treinamentos? 

FRIEND-SELL: Indique 5 pessoas para participarem do nosso curso que a sua inscrição sairá de graça 

ADD-SELL: Olá prezado cliente! Tenho uma incrível novidade, fechei uma parceria com o pessoal da Get Rocket e todos os meus alunos que comprarem o meu produto foguete espacial receberão um mapa lunar totalmente grátis! mas corre porque essa parceria termina amanhã. 

Exemplo de 7 vendas: Concessionária de carros

RE-SELL: oferecer garantias e promoções para quem faz todas as revisões na concessionária

UP-SELL: agora que você quitou o seu Uno e quer comprar um carro novo, porque você não pensa na possibilidade de comprar um Argo.

KEEP-SELL: você conhece o nossos planos Renault pra sempre ou Ciclo Toyota? Você sabia que trocando o seu carro conosco eu te garanto a re-compra do seu veiculo em ate 90% da tabela FIPE?

CROSS-SELL: Agora que você comprou o seu novo Argo você precisa ter um sistema multimídia touchscreen com altos falantes e trio elétrico. 

NEW-SELL: Vi que você é casado. Tenho uma oferta promocional para você comprar o carro certo para a sua mulher.

FRIEND-SELL: Indicando algum conhecido para um test-drive você terá 10% de desconto na sua próxima revisão para cada indicação sua que comprar um carro conosco.

ADD-SELL: Olá prezado cliente! Gostaríamos de te informar que fechamos uma parceria com a seguradora X e os nossos clientes possuem uma tabela especial de valores para deixar o seu carro mais protegido.

Talvez assistindo esse vídeo você pensou em novas possibilidades de vendas e de gerar receita no seu negócio. Lembre-se, as oportunidades mais rápidas e fáceis de se fazer negócios é com quem já faz negócios com você atualmente.

Reveja os seus clientes pela lente das necessidades deles e não da sua. Você com certeza perceberá boas oportunidades de negócio.